A nova temporada de South Park estreou de forma explosiva e já levanta rumores de possível cancelamento, mesmo após um acordo bilionário com a Paramount. Intitulado "Sermon on the 'Mount", o episódio que marca a estreia da 27ª temporada mergulha em sátiras pesadas e polêmicas que miram diretamente em figuras poderosas incluindo uma representação sem filtros do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A trama começa com Eric Cartman em crise ao descobrir que sua estação de rádio favorita, a NPR, foi cancelada por ordem do presidente Trump. Desesperado, Cartman chega ao ponto de propor um pacto de suicídio com Butters, e esse é apenas o início da ousada crítica social do episódio. Com o governo de Trump impactando diretamente a rotina de South Park, até Jesus Cristo é envolvido em meio à revolta da cidade tudo isso embalado por cenas tão controversas que muitas imagens do episódio nem puderam ser divulgadas oficialmente.
O ponto mais polêmico vem com a forma como Trump é retratado. Em vez de usar Mr. Garrison como analogia, como nas temporadas anteriores, Trey Parker e Matt Stone optaram por colocar uma versão direta do ex-presidente na história. E mais: Trump aparece dividindo a cama com o próprio diabo, com voz e trejeitos que remetem à caricatura de Saddam Hussein já usada pela série. A crítica é ácida e sem freios, atingindo em cheio tanto o ex-presidente quanto o clima político atual dos EUA.
South Park kicked off Season 27 by putting Donald Trump in bed with Satan.
— Republicans against Trump (@RpsAgainstTrump) July 24, 2025
Trump is going to lose his mind.😆 https://t.co/FT6vDK2g6O
Além disso, o diretor da escola, antes conhecido como “PC Principal” em referência ao politicamente correto agora se denomina “Power Christian Principal”, um cristão fervoroso que convida o próprio Jesus para liderar um novo “sermão da montanha” para os moradores da cidade. No entanto, nem mesmo a intervenção divina parece suficiente para consertar a bagunça. O episódio culmina com a cidade tentando um acordo com Trump, que envolve milhões de dólares e um polêmico anúncio de utilidade pública que já está dando o que falar nas redes sociais.
Apesar de toda a controvérsia, a nova temporada está garantida. O acordo de US$ 1,5 bilhão com a Paramount prevê a produção de mais 50 episódios ao longo dos próximos cinco anos. Ainda assim, o impacto de "Sermon on the 'Mount" pode gerar repercussões internas, levando muitos fãs a se perguntarem: até onde South Park pode ir antes de ser de fato cancelada?
O episódio já está disponível no Paramount+, mas seu futuro permanece incerto. Entre sátiras religiosas, críticas ao extremismo político e uma representação sem precedentes de Donald Trump, South Park mais uma vez testa os limites do humor e do tolerável na televisão contemporânea.