O uso de inteligência artificial (IA) na indústria do entretenimento tem se tornado cada vez mais comum, e a Activision confirmou que também adota essa tecnologia no desenvolvimento da franquia Call of Duty.
Em um comunicado oficial na página de Black Ops 6 na Steam, a empresa reconheceu que sua equipe utiliza ferramentas de IA generativa para auxiliar na criação de alguns conteúdos do jogo. Isso reforça a tendência da IA como parte integrante da produção de grandes títulos da indústria.
A confirmação veio após jogadores apontarem indícios de uso de IA em Black Ops 6, como inconsistências visuais em materiais promocionais. Um exemplo notável foi a aparição de personagens com seis dedos, um erro frequentemente associado a imagens geradas por IA.
Essa revelação levanta debates sobre o impacto da tecnologia na qualidade e originalidade dos jogos, além de preocupações sobre o papel dos desenvolvedores humanos na indústria.
O enredo de Call of Duty: Black Ops 6 se passa logo após os eventos de Black Ops Cold War, situando-se durante a Guerra do Golfo. Os jogadores assumem o papel de agentes renegados que enfrentam uma nova ameaça dentro da CIA, a agência de
Activision has now confirmed some in game content in Call of Duty is AI generated.
— CharlieIntel (@charlieINTEL) February 25, 2025
“Our team uses generative AI tools to help develop some in game assets,” Activision says as part of a required disclosure on Steam. pic.twitter.com/YJ3Yebd2wc